Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional / Mensagens Anteriores / Os gigantes cairão!

Os gigantes cairão!

por Angela Rodrigues publicado 17/05/2017 05h00, última modificação 18/05/2018 23h18

É certo que não escapamos de enfrentar gigantes, eles estão presente no nosso cotidiano e nos confrontam com o que parece ser insolúvel, como se não tivessem a possibilidade de serem derrotados. Gigantes são metáforas de situações ou realidades do que parecem ser problemas insuperáveis. Nossa reação é tentar a todo custo derrubar esses gigantes, mas, muitas vezes, infelizmente, eles se fortalecem com o passar do tempo.

Angústias, necessidades de várias ordens, situações e pessoais lamentáveis são gigantes que nos afrontam no dia a dia. Um gigante que nos atemoriza e quase sempre está presente é o medo, outros deles são a inveja, o orgulho, os vícios. Hoje mesmo ao ler esta devocional, você pode estar sob ameaça de um gigante que te provoca e perturba. Alguém caluniou você, um processo foi movido contra você, talvez haja até uma ameaça contra sua própria vida.

Há solução para derrotar gigantes? Como lidamos com gigantes? Na Bíblia, encontramos a resposta no relato do Antigo Testamento sobre Davi e Golias. A maioria de nós está familiarizada com a história que atesta a vitória de Davi derrotando ousadamente o gigante Golias, armado apenas com um estilingue e cinco pedras lisas. Então, o que podemos aprender com essa história sobre enfrentar nossos gigantes na vida?

Inicialmente, devemos reconhecer que todos nós temos gigantes. Todos nós enfrentamos dificuldades severas, obstáculos e tentações aparentemente intransponíveis. Está escrito no Novo Testamento, em 1 Coríntios 10:13: "As tentações em sua vida não são diferentes das que os outros experimentam. E Deus é fiel. Ele não permitirá que a tentação seja mais do que você pode suportar. Quando você for tentado, ele mostrará a você a saída para que você possa suportar".

Constatando-se que todos nós temos gigantes, acredite que também é verdade que todo gigante pode ser derrotado. Golias, por exemplo, nem sempre foi gigante. Ele foi um bebê e, com o passar do tempo, uma criança. E a criança se tornou adolescente e o adolescente se tornou homem. E o homem se transformou em gigante. Seja qual for o seu gigante, pare de sofrer por causa dele, Deus te dê intrepidez e ousadia para enfrentá-lo.

Tenho uma boa notícia: você pode derrotar qualquer gigante invocando a Deus e orando por Seu poder em favor da sua vida e da sua família, e então ataque-o. Você se tornará vencedor e verá que gigantes caem e são derrotados. Depois disso, evite situações em que você seria novamente tentado. E não deixe esse gigante voltar à sua vida. Finalmente, confie no Senhor. Não olhe para Deus à luz do gigante que te atemorizava, em vez disso, olhe para o gigante, caso ele volte, à luz de Deus.

Deus abençoe você e seu lar, a provisão do Senhor não te falte e ganhe coragem para enfrentar problemas, adversidade e situações aparentemente insolúveis. O Altíssimo abençoe este final de semana, a nova semana também. Caso algum gigante surgir e tentar se estabelecer, receba de você a reação de alguém que em Deus obtém vitória e avança na vida com saúde, coragem e paz.


Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto – Pastoral Universitária