Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional / Mensagens Anteriores / Os Planos de Deus são para o Bem!

Os Planos de Deus são para o Bem!

por Angela Rodrigues publicado 01/10/2020 05h00, última modificação 14/10/2020 14h13

“E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28

Somente Deus conhece os planos que tem para a sua vida e para a minha vida, e todos eles são planos feitos para o bem de nossas vidas. São planos que nos abençoam, edificam, fortalecem e cada vez mais nos dão vida e vida abundantemente. Não sei sua vida, mas talvez seja difícil acreditar que um Deus com boas intenções planejaria cada parte da vida que você viveu até aqui. Mas, e se a definição de Deus, de “bom”, for diferente da nossa?

Quando digo que os planos de Deus são para o bem, não estou falando sobre a definição de bem do mundo ocidental: confortável, fácil e bem-sucedido. Estou falando sobre o bem descrito em Romanos 8:28: “E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam.” O “bem” pelo qual Deus trabalha é um conceito generoso, frutífero e de consolável, que nos refrigera na certeza de saber que o Senhor age em nosso favor, sempre e constantemente.

No versículo seguinte, Paulo nos diz o que ele entende por bem: “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho ...” (Romanos 8: 29a). Embora somente Deus conheça os planos, podemos saber algo sobre Sua intenção para cada parte deles. Ele planeja usar todas as coisas para o bem. Deus quer usar o confuso, o doloroso e, até mesmo, que uma parte de sua vida para transformá-lo mais à imagem de Seu Filho.

Acredite, e isso é verdade, se o bom plano de Deus é nos tornar mais semelhantes a Jesus, então podemos esperar provações. Afinal, a vida de Jesus foi marcada por provações, provações que quando aferidas para consideradas aprovadas. Não consigo imaginar uma maneira “confortável” de carregar uma cruz, mas foi exatamente o que Jesus fez. E Ele nos pede para fazer o mesmo. Portanto, precisamos aceitar nossas provações, em vez de fugir delas.

Veja bem como essas pessoas bíblicas experimentaram vivenciar os planos do Altíssimo para cada uma delas: Deus não resgatou Noé parando o dilúvio; Deus o manteve seguro nas ondas. Deus não salvou Daniel da cova dos leões; Ele o protegeu com as feras ao seu lado. Deus não salvou Sadraque, Mesaque e Abednego de irem para o fogo; Ele os salvou no meio das chamas. E você se lembra de suas palavras cheias de fé em Daniel 3: 17-18? Depois de proclamarem: "o Deus a quem servimos é capaz”, Sadraque, Mesaque e Abednego disseram estas duas palavras: "mesmo se".

Mesmo que Deus não os resgatasse do incêndio, eles escolheram confiar em Seus planos, parabéns! Mesmo que Deus seja capaz, podemos confiar n´Ele quando Ele não faz o que achamos que deveria ser feito. Mesmo que os planos de Deus para nossas vidas não sejam o que esperávamos, aprender a confiar em Deus faz parte de Seu bom plano. Deus não está nos salvando das provações; Ele está querendo nos transformar por meio delas. E eu não sei disso apenas pelo estudo das Escrituras; eu sei disso por minha própria vida.

É verdade, Deus usa nossas falhas para me tornar dependente d’Ele, nosso Pai celestial. Ele usa as nossas rejeições para nos tornar cheio de graça e verdade. Ele usa nossa falta de controle para nos transformar em guerreiros da oração. Ele quer usar o que você está passando também, quer usar você e eu para que Seus planos alcancem outras e mais pessoas.

Então, deixe-me perguntar a você, como Deus pode usar o que você está passando para torná-lo mais à semelhança de Jesus?

Deus usa todas as coisas. Ele até redime o sofrimento. Deus quer tirar nossa dor e sofrimento e nos transformar por meio disso. Ele quer usá-lo para a Sua glória e para o nosso bem, para nos tornar mais semelhantes a Jesus, para o nosso bem e para o bem do mundo. Porque o que o nosso mundo precisa é de Jesus. E qual pode ser o bom plano de Deus para o nosso mundo? A transformação sua e minha para semelhança maior e mais nítida com o Senhor Jesus Cristo.

Tenha uma abençoada semana, um tempo renovado com a sua família e seus amigos, em nome de Jesus!!!!!

Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto, Pastoral Universitária IEP/Campus Taquaral.