Reflexão da Pastoral Universitária em Tempos de Isolamento Social
Como é difícil encarar o fato de ter que se reinventar! Nossa alma deseja o sossego, o conforto, a segurança da certeza. Andar por terreno incerto enfrentando o duvidoso, o imprevisto ou o indesejável não faz parte do planejamento de ninguém.
No entanto, estamos vivendo um tempo no qual não temos outra escolha a não ser sair da caixinha e reprogramar nosso cérebro e nosso coração para novos hábitos, nova rotina, nova forma de enxergar o mundo e de lidar com os relacionamentos. Será um período de tempo, mas temos a certeza que irá marcar (e já marcou) as nossas vidas e a história da humanidade.
Será um tempo de reflexão para todos/as nós; um tempo em que seremos convocados/as a parar a correria na qual estamos imersos/as e isso nos levará a repensar nossas prioridades como seres humanos. Viveremos um tempo nunca antes visto e o texto de Isaías 41:6 revela como deve ser nossa postura nesse período de crise.
Teremos a oportunidade de entender na prática que, no fim das contas, a solidariedade é a garantia da sobrevivência de todos/as, o amor ao próximo é nosso bem maior, a união realmente nos faz fortes e a responsabilidade de cada um/a para com o coletivo e do coletivo para com cada um/a é o caminho para vencer as dificuldades.
Como Pastoral Escolar, gostaríamos de deixar uma palavra de esperança e de confiança em Deus. É o Senhor quem nos guarda, revela o Salmo 121, e nos faz fortes! A nossa parte é confiar n´Ele e viver esse tempo de crise de forma prudente, sábia e generosa.
A crise vai passar, esse vírus tão temido será vencido, e então estaremos fortalecidos em nossa fé e pós-graduados em bondade, solidariedade e generosidade.
Que o Senhor Jesus nos ajude, nos guarde e nos livre de todo o mal!
Deus abençoe a todas as famílias!
Revda. Márcia Célia Pereira
Coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária do IEP
Pastora coadjutora na Igreja Metodista Betânia