Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional / Mensagens Anteriores / Restaurando Relacionamentos

Restaurando Relacionamentos

por Angela Rodrigues publicado 27/07/2017 05h00, última modificação 27/07/2018 09h43

É do conhecimento de todos que os relacionamentos em geral são complicados, são confusos, difíceis e dão muito trabalho. As sensibilidades aguçadas em alguns casos operam de modo prejudicial nos relacionamentos, com uma pessoa querendo se sobrepor sobre a outra, isso é muito comum e entristecedor.

Muitas das vezes os relacionamentos dão errado e algumas pessoas se machucam, ou todas ficam machucadas, causando uma dor profunda. É inevitável: enquanto houver pessoas em nossas vidas, enquanto nos relacionamos com elas, enquanto houver interesse na busca das amizades e fraternos relacionamentos, é certo que também haverá dor.

Conhecedor das nossas fragilidades e dos desmazelos nossos na busca de construir relacionamentos sadios e abençoadores, Deus sabia que em muitos casos iríamos fracassar, experimentar derrotas. Por isso, o Senhor colocou muita sabedoria prática sobre as ações relacionais na Bíblia, a fim de nos ensinar. Se você foi ferido no tempo de criança, o namorado ou namorada causou-lhe problemas, houve da parte de colegas de trabalho ou cônjuge a geração de mágoas ou tristezas, o Senhor quer trazer pra você restauração e cura. Ele pode tocar as mágoas mais profundas e desenredar até mesmo as teias relacionais mais complicadas, porque: “com Deus todas as coisas são possíveis”.

É impressionante como a maneira mais comum de um relacionamento tornar-se ferido é através de discurso corrupto, perverso e sarcástico. Ninguém está livre de passar por estes dissabores, e, muitas vezes, essas experiências severas vêm de pessoas mais próximas, as mais íntimas, infelizmente.

Para nos ajudar, a Bíblia nos adverte contra reclamar, o que fere nossos espíritos e afasta as pessoas, ninguém quer ficar próximo de alguém reclamão, para quem nada está bom. Nosso discurso inclui o que sai de nossas bocas e o que nós digitamos, escrevemos e postamos online, expondo o estado do nosso coração publicamente.

Convém lembrar também, que palavras corruptas e perversas entristecem não apenas o Espírito Santo, mas também o orador e o ouvinte, por isso devemos seguir o exemplo de Davi e pedir a Deus que: “ponha uma guarda” sobre nossas bocas e mãos.

Quando acusamos os outros injustamente, ou os criticamos, menosprezando, o relacionamento é prejudicado. Dizemos a nós mesmos que não é nada, ou apenas brincadeira inocente, mas, com o tempo, uma pequena ferida pode se tornar enorme ferida aberta; e o que começa como um relacionamento tenso, obviamente se tornará hostil se a dor não for resolvida.

Para qualificar a nossa vida, a Bíblia nos exorta a evitar dizer coisas perversas: “Que nenhuma palavra corrupta proceda de sua boca, mas o que é bom para a necessária edificação, a fim de transmitir graça aos ouvintes”.

Este é o nosso objetivo e algo que todos podemos começar e praticar. Mas, e se o dano já foi feito? Jesus nos instrui a ir a quem ofendemos e fazer o apelo piedoso. Devemos ir até eles quando eles têm algo contra nós ou temos algo contra eles. Isso é difícil, mas Deus nos ajudará se fizermos parceria com Ele.

Saiba que um apelo piedoso significa vir no tom, no tempo e no espírito corretos, de maneira que demonstre amor pela pessoa, mesmo que seja inimigo. Envolve humildade e estar disposto a afirmar a pessoa, mesmo quando suas ações ou palavras foram prejudiciais ou erradas. E devemos seguir o processo correto, indo a eles individualmente antes de compartilhar o assunto com outras pessoas, disseminando intrigas e fofocas.

Os relacionamentos levam tempo para se desenvolver e podem ser danificados rapidamente por uma palavra ou gesto descuidado, o mesmo acontece com a cura, ela pode levar tempo, mas Deus é fiel e nos guiará se pedirmos. 

Muitas vezes, teremos que confessar nossas próprias falhas e mostrar misericórdia para receber cura e perdão dos outros e de Deus.

A linha de fundo é falar e agir em amor, pois: "Aquele que mais ama é aquele que vence no tribunal de Deus", diz as Escrituras Sagradas.

Da mesma forma, o escrito de 1 Pedro 4:8 nos exorta a: "acima de tudo tende amor intenso uns para com os outros, pois o amor cobrirá multidão de pecados '”.

Deus abençoe seus relacionamentos, movendo em favor deles cura e perdão, oferecendo também uma semana abençoada para você, sua família, seu trabalho, seus amigos, em amor e paz.

 

Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto – Pastoral Universitária