Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional / Mensagens Anteriores / Se a Páscoa não existisse?

Se a Páscoa não existisse?

por Angela Rodrigues publicado 10/04/2020 02h00, última modificação 29/04/2020 09h22

“Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: "Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou...” Lucas 24:5,6

Harry Houdini era um mágico de fugas espetaculares, morreu em uma pequena cidade dos Estados Unidos em 1926, dizia-se que ele ria de bloqueios, zombava de grilhões. Quem o conheceu pessoalmente disse que Harry tinha a flexibilidade e vida de um gato. Eles fizeram todo tipo de coisa para tentar encarcerá-lo. Eles o selariam em caixões. Ele escaparia. Eles o prenderam em uma caldeira. Ele escapou. Eles o amarraram em sacos de lona. Ele escapou. Eles o trancaram em uma lata de leite. Ele escapou. Eles o selaram em um barril de cerveja. Ele escapou. Eles o colocaram na prisão de segurança máxima, e de lá também escapou.

E o velho Harry saiu de todas as cadeias e laços que o aprisionaram, de alguma forma ele sempre escapava. Mas então, em outubro de 1926, a morte pôs as mãos em Harry Houdini e o colocou em um túmulo e ele ainda está lá por escapar. Por uma questão de hábito, ele disse à esposa antes de morrer, se houver alguma saída eu a encontrarei. Por 10 anos, ela manteve uma luz acesa sobre o retrato dele. No final de 10 anos, ela apagou a luz. A morte deteve Harry e ele não conseguiu escapar.

A morte também pôs as mãos em Jesus, aprisionou o Filho de Deus em uma tumba. E havia uma pedra na boca do túmulo e o selo do governo romano foi colocado sobre o túmulo. Mas no terceiro dia, Jesus Cristo se mexeu. Ele ressuscitou do sono da morte. E Jesus Cristo atravessou as paredes daquela tumba talhada em pedra.

E Jesus Cristo está vivo. Ele não está atrás de nós em uma tumba. Ele está diante de nós em um trono. Mas eu quero lhe fazer uma pergunta. Suponha que isso não tivesse acontecido. Suponha que a morte ainda segurasse Jesus como Harry. E se a Páscoa não existisse? Bem, o apóstolo Paulo fala sobre isso em 1 Coríntios 15.12-20. E se tiver o privilégio de saber mais sobre este assunto, faça a leitura deste texto sagrado.

E se a Páscoa não existisse? Eu admito, é uma pergunta carregada. Muito parecido com: "E se você nunca nasceu?" Essa pergunta é pesada, forte e carregada. Mas esta pergunta, e se a Páscoa não existisse? deve ser considerado com muito cuidado. Porque a verdade é que toda uma fé depende desse evento. As igrejas hoje existem porque acreditam na Páscoa, na ressurreição. Incontáveis ​​milhões de pessoas depositam sua fé em Cristo porque acreditam que Sua ressurreição é verdadeira.

Como seriam nossas vidas se a ressurreição nunca ocorresse, se a Páscoa não existisse? Paulo diz que, se a ressurreição não existe, nossa mensagem é impotente. Qual é a nossa mensagem? Que Deus te amou tanto, Ele enviou Jesus Cristo para morrer por você na cruz. Ele tomou o seu lugar, o que você merecia e pagou o preço pelo seu pecado. Ele sofreu e morreu. Ele foi enterrado em uma tumba emprestada por três dias. Mas Ele ressuscitou no terceiro dia pelo poder do Deus Todo-Poderoso. Ele ascendeu ao céu e agora oferece vitória sobre o pecado através da cruz e vitória sobre a morte através da ressurreição.

Mas se Cristo não ressuscitou, a Páscoa não existe. E se a Páscoa não existe, nossa mensagem é impotente. Veja, o objetivo da pregação é proclamar as boas novas de Jesus Cristo, mas sem a ressurreição, não há realmente muitas boas notícias. Pense em apresentar o Evangelho sem as boas novas. Tudo o que você teria deixado é uma má notícia. Você pode imaginar compartilhar com alguém que, por causa de seus pecados, eles agora ficariam separados de Deus por toda a eternidade no inferno, um lugar cheio de fogo e enxofre, um lugar onde o verme nunca morre e o fogo não se apaga.

Então você pode imaginar a pessoa que está sendo condenada por esse pecado e sentindo todo o peso dessa penalidade e depois pede que você diga a eles o que eles poderiam fazer para escapar da ira vindoura de Deus. Se Cristo não ressuscitou, tudo o que poderíamos dizer é que não existe Páscoa, mas como Páscoa existe, é real, comemorável todos os anos, é prova inconteste que verdadeiramente Ele vive!

Deus abençoe você e sua família e uma Feliz Páscoa, em nome de Jesus!!!

Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto, Pastoral Universitária Unimep/campus Taquaral