Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional / Mensagens Anteriores / Superando amarguras e mágoas!

Superando amarguras e mágoas!

por Angela Rodrigues publicado 15/06/2017 05h00, última modificação 15/06/2018 11h47

“Se possível, quando depender de vós, tende paz com todos...” Romanos 12.18

Tragicamente, a amargura começa aos poucos, através de uma pequena palavra, um gesto quase insignificante. Sem perceber nitidamente, uma ofensa entra em nossos corações, fazendo morada no nosso íntimo. Ao longo da vida, nós repetimos, contando aos outros o que nos feriu, o que nos magoou. Essas situações vão se aprofundando em nossas mentes, criando sulcos profundos que serão difíceis de desconstruir ao longo do tempo. Passamos a vida inteira recontando os nossos sofrimentos a qualquer ouvinte disponível, incluindo cada detalhe sórdido. Assim, nós deixamos de pedir apoio, e empurramo-nos ainda mais para as amarguras, mágoas e ressentimentos. 

Toda vez que ouvimos o nome da pessoa que nos ofendeu, nos encolhemos, somos atingidos em cheio em nossas fragilizadas emoções. Em casos assim, nós deciframos a ofensa como intencional e nosso ofensor alguém deliberadamente tão cheio de desrespeito. Então, neste contexto de lamento e dor, estão criadas as feridas que nos machucarão por toda a vida. Procuramos outras razões, reais ou imaginárias, para não gostar de quem nos amargurou, e a cada nova informação, formamos outra camada de amargura. É um processo descontrolado que vai, dia após dia, abrindo brechas na nossa alma, enfermando por completo os nossos sentimentos.

É impressionante como nós nos enganamos em pensar que ninguém saberá, ninguém será acessado sobre as nossas dores ocultas, onde a raiva e ressentimentos têm jeito de penetrar em tudo e em todo o nosso ser. Saiba que o ressentimento é como uma bola de praia que tentamos submergir na água, não importa quão valentes sejam nossos esforços, ela surge com toda a sua vitalidade, espalhando água abundantemente sobre todos, por toda parte. A Bíblia orienta que devemos viver em paz com todas as pessoas, mas como podemos fazer isso? Como podemos evitar que a amargura se mova em nossos corações? Como podemos lidar com nossos sentimentos em vez de deixá-los crescer em mágoas?

Desde o princípio, Deus sabia que nem sempre seria possível viver em paz com algumas pessoas. Romanos 12:18 diz: "Se é possível..."

Mas Deus exige que perdoemos a todas e todos sem exceção, que vivamos em paz em relação às pessoas. Nem sempre isso é o que acontece, nossa falta de perdão é real quando escolhemos manter a amargura, deixando-a amadurecer em ressentimento em nossos corações. 

Embora pareça que somos incapazes de perdoar, às vezes precisamos encarar que não estamos dispostos a viver em paz, a nos relacionar na paz. Não temos força e disposição para isso, mágoas e ressentimentos são tudo o que dominam nossas emoções e sentimentos.

No livro do evangelista Mateus, 18.24-35, a Bíblia relata a história de um homem a quem foi perdoada uma grande dívida, mas este mesmo homem perdoado exige imediatamente o pagamento de alguém que lhe deve um valor bem menor do que ele mesmo devia. Embora, a ele, tenha sido mostrado misericórdia e graça, ele não estava disposto a dar o mesmo que recebeu, compartilhar a mesma benção em seu favor.

Entenda que devemos perdoar porque somos perdoados, o perdão restaura a vida, liberta a alma do cativeiro, sara nossos sentimentos e elimina aquela doentia declaração: "Você não entende o que eles fizeram comigo".

É claro que podemos realmente não entender certos comportamentos, entretanto, Jesus Cristo entende, pois Ele viveu uma vida perfeita, mas foi espancado, ridicularizado, cuspido e pendurado em uma cruz de madeira para morrer de morte cruel. 

O evangelista João 3:16 diz que ele amava o mundo o suficiente para passar por isso, e, às vezes, pensamos erroneamente que Ele morreu apenas por nós, mas quando Ele morreu, morreu pelo mundo - incluindo quem ofendeu você. Somos instruídos a perdoar os outros, assim como Cristo nos perdoou. Eles merecem isso? Não. Nós merecemos isso? Mais uma vez, não. Mas ainda assim, ele ficou pendurado naquela árvore amaldiçoada por causa de seu amor por cada um de nós.

Não esqueça que, quando temos um espírito implacável, nosso olhar não está em Jesus Cristo; mas fixados em nós mesmos. Toda vez que uma pessoa te magoar, nunca diga que alguém deveria pagar por isso. E, em sua maneira amorosa e carinhosa, Jesus Cristo te fala: "Eu paguei pelo erro humano”. Ore por aqueles que você não pode perdoar, na certeza de que Deus já sabe o que está acontecendo dentro de você. 

Ele conhece seus pensamentos e Ele sabe como a outra pessoa te machucou. Ele estava lá.

Tenha uma excelente semana e se esforce para estar e viver em paz com todas as pessoas.

 
Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto – Pastoral Universitária