Você está aqui: Página Inicial / Negócios Internacionais / Objetivos do Curso

Objetivos do Curso

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 25/11/2021 17h32
Negócios Internacionais

O objetivo do curso é capacitar pessoas para analisar o meio internacional, sendo capazes de verificar oportunidades para o comércio exterior brasileiro, o que pressupõe profissionais com conhecimento da lógica instrumental e técnica, cuja especificidade epistêmica tem se distanciado da área de Administração tradicional, por apresentar desafios e conteúdos próprios, de um cenário altamente globalizante e, provavelmente, sem volta.

O curso reconhece que só profissionais com ética, responsabilidade e que entendam, criticamente, a lógica da nova ordem internacional podem alterar os rumos que, até aqui, têm comandado as políticas de empresas e países, e resguardar a soberania do país e o papel das empresas nacionais (de qualquer porte) diante da globalização.

O curso busca desenvolver sensibilidade para lidar com diferenças culturais e uma perspectiva multidimensional, que permita ao profissional de Negócios Internacionais trabalhar com desafios que transcendem os do mercado interno. O curso também trabalha as habilidades necessárias para operações de importação, exportação, câmbio, cadeia de suprimentos com âmbito global, trâmites alfandegários e legislação aduaneira. Assim, os egressos estarão aptos a atuar em organizações privadas ou públicas, envolvidas em negócios internacionais.

O curso incentiva a participação internacional e disponibiliza por meio de acordos e convênios da Unimep com universidades estrangeiras a possibilidade de desenvolvimento de atividades de intercâmbios acadêmicos de discentes; ampliação da rede de colaboração com grupos de pesquisa no exterior; favorecimento de condições para trocas de experiências interculturais e conhecimentos multiculturais por meio de eventos científicos e culturais entre outros.

A Unimep possui atualmente parcerias e convênios com 51 instituições e centros de pesquisa em quatro continentes, com abrangência de 23 países. Essas experiências internacionais são importantes para concretizar os objetivos do curso, além de aumentar a empregabilidade dos alunos.