Você está aqui: Página Inicial / Negócios Internacionais / Objetivos do Curso

Objetivos do Curso

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 29/03/2016 18h46, última modificação 19/04/2016 14h03
Negócios Internacionais

O objetivo do Curso é capacitar pessoas para analisar o meio internacional, sendo capazes de verificar oportunidades para o comércio exterior brasileiro, o que pressupõe profissionais com conhecimento da lógica instrumental e técnica, cuja especificidade epistêmica tem se distanciado da área de Administração tradicional, por apresentar desafios e conteúdos próprios, de um cenário altamente globalizante e, provavelmente, sem volta.

O curso busca desenvolver sensibilidade para lidar com diferenças culturais e uma perspectiva multidimensional, que permita ao profissional de Negócios Internacionais trabalhar com desafios que transcendem os do mercado interno. O curso também trabalha as habilidades necessárias para operações de importação, exportação, câmbio, cadeia de suprimentos com âmbito global, trâmites alfandegários e legislação aduaneira. Assim, os egressos estarão aptos a atuar em organizações privadas ou públicas, envolvidas em negócios internacionais.

O curso proporciona efetiva participação internacional, com intercâmbios de um semestre (com bolsa de estudos), com as semanas de estudos no exterior (México, Canadá, Estados Unidos, Chile, Argentina e Espanha), além de receber estudantes estrangeiros para estudar no curso, como é o caso atualmente do aluno Peetu Skytta, da Finlândia, e Luis Tuga, da Guiné Bissau, que cursam NI desde 2009. Essas experiências internacionais são importantes para concretizar os objetivos do curso, além de aumentar a empregabilidade dos alunos.