Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Bacharelado / Estágios

Estágios

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 31/03/2016 09h27
Ciências Biológicas - Bacharelado

Pedagogicamente sabe-se que o aprendizado é mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência. Há maior retenção do conhecimento quando ocorre a prática associada a teoria. Assim o que é feito diariamente e com freqüência, é absorvido e aprendido com mais eficiência.

O estágio poderá ser obrigatório e não obrigatório, devendo estar em consonância com a Lei no. 11788 de 25/09/2008. O estágio não obrigatório  poderá ser desenvolvido em qualquer época do curso em instituições que tenham convênio com a Unimep através dos acordos e convênios previamente estabelecidos com a Central de Estágio.

O Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciências Biológicas é o estágio obrigatório, que faz parte da matriz curricular do curso, e é fundamental no processo de formação do biólogo. Está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Biológicas. É um treinamento que possibilita ao discente vivenciar a teoria aprendida durante as aulas, e também por apresentar um caráter multidisciplinar, propiciando a integração de diversas disciplinas que constituem a matriz curricular. Através do estágio o discente consegue perceber as diferenças entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. Neste momento o discente pode fazer uma validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.

A realização dos Estágios Supervisionados será incentivada como forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida no Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado.

As atividades de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciências Biológicas têm por objetivos:

I- dar oportunidade ao estagiário de ter contato direto com a realidade profissional, visando à concretização da teoria, associada a determinadas práticas específicas;

II- capacitar o estagiário para atividades de investigação, análise e intervenção na realidade profissional;

III- possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos no Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado;

IV- proporcionar ao estagiário o contato com novas alternativas de trabalho e áreas de atuação da profissão;

V- levar à comunidade os resultados obtidos nas atividades de estágio, tendo em vista o papel da universidade, no sentido da disseminação do conhecimento produzido.