Estágios
Pedagogicamente sabe-se que o aprendizado é mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência. Há maior retenção do conhecimento quando ocorre a prática associada a teoria. Assim o que é feito diariamente e com freqüência, é absorvido e aprendido com mais eficiência.
O estágio poderá ser obrigatório e não obrigatório, devendo estar em consonância com a Lei no. 11788 de 25/09/2008. O estágio não obrigatório poderá ser desenvolvido em qualquer época do curso em instituições que tenham convênio com a Unimep através dos acordos e convênios previamente estabelecidos com a Central de Estágio.
O Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciências Biológicas é o estágio obrigatório, que faz parte da matriz curricular do curso, e é fundamental no processo de formação do biólogo. Está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Biológicas. É um treinamento que possibilita ao discente vivenciar a teoria aprendida durante as aulas, e também por apresentar um caráter multidisciplinar, propiciando a integração de diversas disciplinas que constituem a matriz curricular. Através do estágio o discente consegue perceber as diferenças entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. Neste momento o discente pode fazer uma validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.
A realização dos Estágios Supervisionados será incentivada como forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida no Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado.
As atividades de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciências Biológicas têm por objetivos:
I- dar oportunidade ao estagiário de ter contato direto com a realidade profissional, visando à concretização da teoria, associada a determinadas práticas específicas;
II- capacitar o estagiário para atividades de investigação, análise e intervenção na realidade profissional;
III- possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos no Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado;
IV- proporcionar ao estagiário o contato com novas alternativas de trabalho e áreas de atuação da profissão;
V- levar à comunidade os resultados obtidos nas atividades de estágio, tendo em vista o papel da universidade, no sentido da disseminação do conhecimento produzido.