Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Bacharelado / Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 29/03/2016 18h46, última modificação 31/03/2016 12h25
Ciências Biológicas - Bacharelado

Um novo perfil justifica-se por sua pertinência em relação às novas competências e habilidades necessárias para uma atuação socialmente significativa do biólogo, tanto na área ambiental, quanto na área biotecnológica e na pesquisa. O mercado de trabalho, em constante mutabilidade e fluidez, exige profissionais que contemplem a situação atual permitindo maior flexibilidade no atendimento às novas demandas.


O biólogo é um formador de opinião frente à realidade brasileira, sendo capaz de interferir socialmente, calcado em uma conduta ética e moral e participando do progresso social. 


O perfil profissional do biólogo a partir das considerações aqui feitas, em síntese, caracteriza-se por atuar na elaboração de estudos, projetos ou pesquisas científicas, básicas ou aplicadas empregando seu conhecimento, capacidade e experiência como instrumentos permanentes na defesa do bem comum e na garantia da manutenção da qualidade dos processos vitais.


Deve ter como compromisso permanente a geração, aplicação, transferência e divulgação dos conhecimentos sobre as Ciências Biológicas, podendo assessorar a elaboração de relatórios técnico-científicos e atuar na área da saúde ambiental e institutos que envolvam estudos de natureza biológica, além de assessorias também nas áreas de turismo ecológico, paisagismo e educação ambiental. Essas atribuições estão regulamentadas pela Lei no 6.684/79 e o Decreto no 88.438/83 que dispõe sobre o exercício da profissão.