Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Bacharelado / Trabalho Conclusão de Curso

Trabalho Conclusão de Curso

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 09/05/2016 15h39
Ciências Biológicas - Bacharelado

Os discentes do curso de Ciências Biológicas - Bacharelado da Universidade Metodista de Piracicaba necessitam, obrigatoriamente, desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso a ser cumprido vinculado às disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II, alocadas no 7º. e 8º. Semestre do curso.

As disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, com carga horária de 136 horas (8 créditos) cada uma, deverão ser cumpridos da seguinte forma: 2 créditos, que fazem parte da Matriz Curricular do Curso, mediante encontros semanais com o professor responsável pela disciplina de TCC (Profa Maria Eliana Navega Gonçalves) e, 6 créditos para a realização das atividades de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento do trabalho junto ao orientador do TCC.

O trabalho deve ser de caráter individual documentado sob a forma de monografia ou artigo. O mesmo será realizado em duas etapas, sendo a primeira, relativa à disciplina de TCC I, na qual caberá a elaboração do projeto de pesquisa para a construção final do trabalho de conclusão de curso, na disciplina de TCC II.

O objetivo geral do TCC é possibilitar o desenvolvimento de habilidades de investigação e produção de conhecimento científico, com vistas à graduação, pós-graduação e atividade profissional. Os Objetivos específicos do TCC são:

I. propiciar ao discente autonomia intelectual, para a realização de trabalhos de pesquisa aplicados e integrados à comunidade, reconhecendo sua responsabilidade científica e ética. 

II. possibilitar a aquisição de habilidade processual e comportamental para o desenvolvimento de pesquisa, relacionando-a com várias áreas de conhecimento, pautada em reflexão crítica, científica e ética.

Para a construção do trabalho de conclusão de curso, o discente deve ter cursado ou estar cursando a disciplina de Introdução à Pesquisa Científica e estar regularmente matriculado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I. Para a elaboração do trabalho de conclusão de curso (monografia/artigo), o discente deve ter sido aprovado nas disciplinas de Introdução à Pesquisa Científica e de TCC I e estar regularmente matriculado na disciplina de TCC II. O discente deve, ainda, ter sido aprovado na(s) disciplina(s) relativa(s) à área escolhida para a realização do trabalho de conclusão de curso ou obter anuência por escrito do professor orientador.

A versão final do TCC é defendida pelo discente perante banca examinadora composta pelo professor orientador, que preside, e por outros dois membros, designados pelo orientador, podendo ser professores vinculados aos Cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura e de Ciências Biológicas - Bacharelado, ou um professor vinculado a outros Cursos /Faculdade e/ou Instituições Externas à Unimep, com interesse da área de abrangência da pesquisa.

Após a etapa de arguição, haverá a atribuição dos conceitos individuais pelos examinadores, levando em consideração, o texto escrito, a exposição oral e a defesa na arguição. Assim, a avaliação final do discente é o resultado do consenso das avaliações atribuídas pelos membros da comissão examinadora.

Para aprovação o discente deverá obter conceito igual ou superior a C na pontuação das avaliações individuais atribuídas pelos membros da banca examinadora.

Nos casos em que a banca sugerir alterações no trabalho, o discente terá um prazo de 10 dias para fazê-las e o conceito será atribuído, pelo orientador, somente após a entrega da versão corrigida.

A avaliação final deve ser assinada por todos os membros da banca examinadora.