Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Bacharelado / Notícias / Trabalho de egressa de Ciências Biológicas foi um dos 15 finalistas de conferência na Itália

por jessica.rodrigues — publicado 08/10/2018 15h50, última modificação 08/10/2018 16h13

No final de setembro, foi realizado em Florença, na Itália, o evento “Falling Walls Lab Florence 2018” em que jovens pesquisadores apresentaram os melhores projetos da Itália nas áreas de ciências, negócios, política, artes e sociedade. A egressa de Ciências Biológicas da Unimep, Carolina Vieira de Almeida, foi uma das participantes e ficou entre os 15 finalistas do evento com o projeto intitulado “Breaking the wall of communication breakdown between colorectal cancer's researchers”.

Aos 35 anos, Carolina possui uma extensa carreira acadêmica. Após concluir a graduação na Unimep, em 2007, cursou mestrado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp), doutorado na Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp) e pós-doutorado pela Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.

A pesquisa de Carolina estuda o impacto da microbiota intestinal na imunologia do câncer colorretal. “Apresentei a proposta de um Portal no qual todos os trabalhos relacionados à investigação da relação do câncer colorretal e da microbiota do hospedeiro fossem reunidos, a fim de padronizar os protocolos metodológicos nas pesquisas dessa doença baseando-se em localização geográfica, perfil da população estudada (idade, gênero, dieta, entre outros) e resultados obtidos”, explica.

A pesquisadora ressalta o papel da Unimep em seu processo de desenvolvimento acadêmico. “A Unimep me deu a base de tudo, fez a minha paixão pela biologia aumentar a cada ano de universidade, me fez sentir segura para enfrentar todos os obstáculos do mundo acadêmico, e cheguei aqui no hospital de Careggi na Itália (referência em pesquisas medicas na Europa) usando meu diploma da Unimep. Ou seja, a Unimep foi onde minha jornada começou”, declara.