Você está aqui: Página Inicial / Direito / Monografia

Monografia

por Marcus Abelha publicado 18/07/2017 14h45, última modificação 18/07/2017 14h45

A Monografia Jurídica, disciplina curricular obrigatória, consiste numa pesquisa individual sobre qualquer área jurídica ou temas correlatos e é desenvolvida no decorrer do Curso de Direito (8ºs e 9ºs na matriz atual). Visa estimular no aluno o interesse pela produção científica, estimulando sua capacidade de interpretar criticamente o Direito e uma  oportunidade de demostrar o grau de habilitação adquirido durante sua vida acadêmica.

Monografias I e II são realizadas num total de, pelo menos, 272 horas de atividades divididas em períodos de 136 horas cada, sob orientação de um professor responsável. As matrículas nessas disciplinas não são automáticas: os alunos devem procurar um orientador dentre os professores que ministram aulas na Faculdade de Direito e, com anuência do mesmo, protocolar o necessário "Termo de Aceite" na Secretaria da Coordenadoria de Monografia Jurídica, na data pré-fixada. O aluno que não cumprir este requisito terá seu professor orientador indicado diretamente pelo Coordenador de Monografia.

A relação dos professores e suas respectivas áreas de orientação, bem como o formulário do "Termo de Aceite", estão disponíveis no site.

As orientações de monografia seguem a previsão do Regulamento de Monografia do Curso e são ministradas semanalmente pelo professor orientador. Como disciplinas obrigatórias, tanto a Monografia I como a Monografia II tem registro diário de frequência às aulas - o que implica dizer que o excesso de faltas acarretará a reprovação do aluno na respectiva disciplina (frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária nas sessões de orientação).

  • A Monografia I deverá ser protocolada na Secretaria de Coordenação de Monografia, em data pré-fixada, e entregue diretamente pelo aluno a seu professor orientador.
  • A Monografia II também deverá ser protocolada na mesma secretaria, no prazo pré-fixado, com a observância dos seguintes requisitos:

a) 03 (três) vias do trabalho monográfico com igual teor;

b) uma cópia fiel do mesmo gravado em CD-ROOM, gerado em Word ou ter a extensão .doc, consolidado num só arquivo;

c) o mesmo CD-ROOM deverá conter um arquivo à parte, contendo um resumo do trabalho, com aproximadamente 05 (cinco) linhas. O CD deverá estar devidamente etiquetado com nome, R.A., semestre e tema da Monografia;

d) Os CD's incompletos ou que apresentarem quaisquer irregularidades acarretarão o não recebimento do trabalho monográfico.