Você está aqui: Página Inicial / Direito / Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

por Marcus Abelha publicado 18/07/2017 11h49, última modificação 18/07/2017 11h49

Uma análise sucinta da realidade atual evidencia que o Curso de Graduação em Direito encontra-se ligado a um processo político, ideológico e econômico globalizante, não escapando, destarte, dos intercâmbios que se produzem na arena mundial, recebendo, por conseqüência, os impactos das modificações e dos avanços tecnológicos que se produzem.

 

O perfil do profissional em Direito em formação na UNIMEP exige um tipo de visão da formação que esteja alicerçada em conhecimentos multidisciplinares, que caracteriza o estudante de Direito como um profissional preparado para assessorar e apoiar a sociedade em suas necessidades vitais; com competência sócio-política, técnico-jurídica e prática efetiva dos processos de aplicação e uso do Direito. Além disso, intencionou-se dotar o futuro profissional do Direito de forte sensibilidade social e consciência da sua formação para exercitar a cidadania, de forma a ser capaz de responder às demandas de uma sociedade dinâmica, heterogênea e cada vez mais exigente.

 

O Curso de Graduação em Direito da UNIMEP, ora proposto, busca permanentemente formar profissionais competentes e dotados de habilidades específicas para o exercício da profissão jurídica, com uma visão transcendente aos aspectos técnicos dessa profissão.

 

Isto significa trabalhar em termos efetivos de formação para dotar o futuro profissional com competências e habilidades de aplicação dos princípios e procedimentos profissionais do Direito, dotados de postura crítica e preparados para participar de equipes interdisciplinares de entidades destinadas a planejar, coordenar, implementar, executar, avaliar políticas, programas e projetos públicos e privados, capazes, ainda, de criar novos métodos para a mediação de conflitos, tanto na esfera judicial quanto na extrajudicial.

 

Nesse sentido, com o intuito de garantir a efetividade do perfil profissional anunciado, o Curso de Graduação em Direito deverá possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes habilidades e competências:

I. Leitura, compreensão e elaboração de textos, atos ou documentos jurídicos ou narrativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;

II. Interpretação e aplicação do Direito;

III. Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;

IV. Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;

V. Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;

VI. Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;

VII. Julgamento e tomada de decisões; e,

VIII. Domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.