Centro de Estudos Aplicados
O Curso de Psicologia da Unimep atende a comunidade através do Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (CEAPsi), que é a Clínica Escola de Psicologia da Unimep.
O CEAPsi desenvolve suas atividades desde 1976, inicialmente localizada no Campus Centro e atendia pelo nome de SEPSI. Após amplas discussões, houve mudanças no seu papel e finalidade para atender as necessidades do curso, dos alunos e professores, garantindo o atendimento à comunidade. Atualmente o CEAPsi é um espaço que fornece suporte às atividades de estágios, projetos de pesquisa e extensão e disciplinas teóricas.
Os serviços de estágio prestados são oferecidos em quatro áreas / campos de atuação e de conhecimento do psicólogo, quais sejam:
I. Psicologia e Processos Clínicos: formação de psicólogos clínicos comprometidos com a ciência e a profissão, para atuarem/intervirem no processo de adoecer psíquico, compreendendo-o em seu contexto socioeconômico-político-cultural de forma ética e responsável. Objetiva a compreensão da clínica psicológica voltada ao coletivo, ou seja, aos diversos campos (serviços-escola, terceiro setor (ONG’s), consultórios, instituições públicas ou privadas) e segmentos populacionais (bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos); contemplando as dimensões de atuação: promoção, diagnóstico, tratamento e intervenção.
II. Psicologia e Processos Educativos: atuação centrada numa análise crítica da realidade educacional, tendo a produção do fracasso escolar como objeto de estudo e intervenção baseada nas relações cotidianas observadas na escola e que produzem as queixas escolares.
III. Psicologia e Processos Socioculturais e Políticos: estudo, análise e intervenção em processos subjetivos engendrados nos fenômenos socioculturais aqui entendidos como objetivações humanas que, portanto, se materializam nas relações sociais e são simbolizadas na cultura. O ponto nodal - que articula as dimensões constituintes da realidade social - é a identidade humana posto ser fenômeno individual e coletivo, bem como categoria central para os estudos teóricos e práticos, a partir da qual fatos sociais contemporâneos são problematizados. Isso fundamenta intervenções psicossociais que tem como escopo a autonomia individual (individuação) e coletiva (comunitária) contextualizadas em relações macro e micro sociais, isto é, institucionais, comunitárias, grupais e interpessoais que se expressam em direitos humanos como campo de conflito.
IV.Psicologia e Relações de Trabalho: campo de conhecimento e de aplicação profissional que pressupõe a análise crítica da realidade do mundo do trabalho, bem como a compreensão e a intervenção sobre dois grandes eixos de fenômenos que envolvem aspectos psicossociais: o trabalho, enquanto atividade básica do ser humano reprodutora de sua própria existência e da sociedade; e as organizações de trabalho, enquanto ferramenta social formadora de coletivos humanos.
Os atendimentos são gratuitos e incluem serviços psicoterápicos, programas educacionais, além de ações ligadas ao projeto de orientação vocacional/profissional e de carreira. As iniciativas são desenvolvidas pelos alunos do curso de psicologia, com a supervisão e orientação dos docentes da graduação, supervisores dos estágios e orientadores dos programas. O CEAPsi também se encontra em atuação em outros espaços como escolas, instituições de saúde, acolhimentos, organizações sociais e indústrias.
PROGRAMA DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO
O Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (CEAPsi) oferece à comunidade acadêmica atendimento psicológico no modelo de pronto atendimento e psicoterapêutico individual e grupal. Esse atendimento tem como objetivo oferecer apoio aos discentes quanto às questões psicológicas mais amplas que podem estar permeando dificuldades em sua vida ou no processo de ensino-aprendizagem.
É importante destacar que o acesso ao ensino universitário traz além de grandes desafios cognitivos outros tantos desafios em termos de relações sociais, posicionamento frente ao estudo/trabalho, exigências de posicionamento social e político, entre outros. Exatamente nesse sentido, os atendimentos clínicos no CEAPsi oferecem um espaço de escuta e autoconhecimento para que o discente tenha ferramentas para lidar com esses conflitos.
O CEAPsi oferece também Atendimento Psicopedagógico quando o discente se depara com questões especificamente relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse atendimento são realizadas avaliações iniciais para que seja possível identificar quais são as dificuldades do discente e então várias ações mais gerais ou específicas podem ser realizadas como orientações sobre hábitos de estudo, identificação de aspectos do processo de aprendizagem que precisam ser retomados, ressignificação do processo de ler e escrever, necessidades de apoios específicos quanto a compreensão e interpretação de textos, aprofundamento quanto a escrita e/ ou cálculos matemáticos. No desenvolver deste processo podem ser identificadas necessidades de apoio emocional e então o discente é encaminhado para a psicoterapia, ou em outras oportunidades identifica-se a necessidade de um reequacionamento, que direciona o aluno para o Processo de Orientação Vocacional.
O Processo de Orientação Vocacional tem como objetivo desenvolver um processo de reflexão da/para a decisão da escolha profissional, com base nos dados da realidade da vida do aluno universitário, levando-o a aprofundar o conhecimento de suas potencialidades e buscando uma área de formação/atuação que melhor se adéque às suas características individuais.
O CEAPsi conta também com o Programa de Orientação Profissional e de Carreira, com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecerem mais de perto as demandas e desafios da vida profissional, além de aprenderem como planejar e conduzir estrategicamente as suas carreiras, além da valorização de aspectos como a importância e o impacto do trabalho na vida dos indivíduos, destacando sua influência no bem-estar, na saúde e na qualidade de vida.
Frente à realidade da pandemia do Covid-19 que assolou o mundo, foram necessárias novas iniciativas que pudessem atender a demanda que se apresentava, sobretudo às regras de isolamento e distanciamento social. Com isso, novos modelos de atendimento foram implantados – como o atendimento remoto no modelo online – que, acredita-se, se tornarão uma prática na psicologia, mesmo após a imunização da população por meio das vacinas. Esse processo possibilitou uma nova formação para os alunos, para além das salas de aula e dos muros da universidade e, nessa perspectiva, estima-se a criação de novos projetos com ações digitais a fim de aprimorar os trabalhos já desenvolvidos, bem como o desenvolvimento de novas frentes e possibilidades de apoio à comunidade.