Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Objetivos do Curso

Objetivos do Curso

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 11/08/2023 15h59
Psicologia

Os principais objetivos do curso de Psicologia são:

  • Contextualizar o aluno no universo do saber psicológico, de modo que o mesmo perceba as relações entre este saber e outras áreas do conhecimento, favorecendo a identificação, distinção, reflexão e análise dos fenômenos psicológicos.
  • Apresentar a especificidade do conhecimento psicológico nas abordagens behaviorista, psicanalítica, fenomenológica existencial e sócio histórica, evidenciando nestas o conhecimento propriamente dito, os modos de sua construção, legitimidade e contemporaneidade, alicerçados em suas concepções de indivíduo.
  • Desenvolver, no aluno, uma postura diante do conhecimento que lhe permita, discernir, perceber relações, criticar e estudar o fenômeno psicológico, identificando os limites e as possibilidades, desse conhecimento, frente à complexidade da realidade social.
  • Oferecer subsídios para o planejamento de ações e intervenções em situações concretas, destacando o conhecimento psicológico na sua intersecção com as necessidades sociais e enfatizando a importância do compromisso político, ético e científico nas intervenções nos campos de atuação clínica, organizacional, educacional e social.