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Projetos Interdisciplinares

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 19/04/2016 12h10
Nutrição

O currículo do Curso de Nutrição da Unimep, é organizado em 5 Núcleos de ensino, pesquisa e extensão, definidos conforme as áreas de atuação do Nutricionista, sendo eles:

  • Núcleo de Nutrição em Saúde Coletiva
  • Núcleo de Alimentação Coletiva
  • Núcleo de Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Núcleo de Nutrição na Atividade Motora
  • Núcleo de Nutrição Clínica

Cada Núcleo é organizado por uma disciplina denominada de “Projeto Interdisciplinar”. Ocorrendo do 2º ao 6º semestre do curso, os “Projetos” buscam trazer o contexto externo para ser trabalhado em sala de aula e favorecer a articulação entre as disciplinas do semestre que atendem as competências de uma área de atuação profissional.

Ao longo do semestre o aluno desenvolverá um projeto, com atividades práticas, externas à Universidade, de forma a conhecer a prática profissional e a realidade profissional, possibilitando a articulação da teoria com a prática, dando mais significado ao aprendizado, visando à problematização, ao diálogo e ao compromisso social do curso, na área específica.

  • Projeto Interdisciplinar em Saúde Coletiva  - Esta é a primeira atividade de campo, desenvolvida no 2º semestre do curso. O projeto é desenvolvido junto à comunidade, com vistas ao diagnóstico nutricional e ao estímulo de hábitos saudáveis de alimentação. As escolas públicas e as Unidades de Saúde da Família têm sido os espaços para a realização desse trabalho. Na sala de aula, os dados levantados em campo são trabalhados nas disciplinas do semestre e discutidos entre as disciplinas envolvidas no trabalho.
  • Projeto Interdisciplinar em Alimentação Coletiva – Ocorrendo no 3º semestre do curso, esta atividade vai inserir o aluno na área de Alimentação Coletiva em Unidades Produtoras de Alimentação e Nutrição em restaurantes industriais e comerciais, divisão de nutrição e dietética de hospitais e área de alimentos e bebidas de hotéis. Os projetos já desenvolvidos foram voltados para a avaliação da saúde do trabalhador e seguridade higiênico sanitária da alimentação de escolares, caracterização do perfil sócio-econômico e cultural da mão de obra empregada em unidades de alimentação e nutrição de Piracicaba e região e o último foi o desenvolvimento de um projeto de uma empresa com serviço de alimentação e nutrição, com análise do risco de mercado, investimento e planejamento do custo do cardápio.
  • Projeto Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia de Alimentos – Ocorre no 4º semestre do curso e visa capacitar o aluno ao empreendedorismo e autonomia. Ao longo do semestre o aluno desenvolverá um produto alimentício, passando pelos diferentes caminhos para isso, indo desde sua criação e avaliação nutricional, com análise microbiológica e bromatologica até a operacionalização de sua produção, com a simulação de criação de uma empresa para sua comercialização e distribuição, com aprofundando na compreensão da legislação vigente em alimentos e sua seguridade, de vigilância sanitária, de padrões de qualidade (ISO 9000 e 21000), de rotulagem, de informação nutricional e de divulgação de alimentos como de marketing promocionais e/ou de vendas. Ao final do semestre os produtos são apresentados na Feira de Alimentos do Curso de Nutrição, na qual são apresentadas as empresas e os alimentos criados pelos alunos.
  • Projeto Interdisciplinar em Nutrição na Atividade Motora – Este Projeto ocorre no 5º semestre do curso e é desenvolvido com adultos e/ou adolescentes, atletas ou desportistas de academias ou do Centro de Qualidade de Vida da Unimep. Ao longo do semestre os alunos realizam a avaliação nutricional desses indivíduos, bem como a orientação específica para essa população visando ao estímulo a hábitos saudáveis de vida e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, doença cardiovasculas, obesdiade, entre outras) e a melhora da performance.
  • Projeto Interdisciplinar em Nutrição Clínica – Este Projeto ocorre no 6º semestre do curso. As atividades são desenvolvidas em hospitais e instituições de longa permanência para idosos e tem como proposta o diagnóstico nutricional e as medidas para a prevenção dos desvios nutricionais entre enfermos e pessoas dependentes de terceiros para alimentação. As informações obtidas no campo são discutidas nas disciplinas do semestre.