Você está aqui: Página Inicial / Medicina Veterinária

COMO É A PROFISSÃO

O médico veterinário possui mais de 80 áreas de atuação segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e, conforme esse órgão, trabalha pela saúde e pelo bem-estar dos animais, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente. Ele é o profissional responsável pelo desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde de animais, e também de saúde pública. É, também, quem pode realizar o tratamento clínico e cirúrgico de patologias em animais domésticos e silvestres, e atuar sobre questões de ecologia, com cuidado da fauna e preservação das espécies. O médico veterinário responde, ainda, pelo controle da sanidade dos animais de produção, seus produtos e subprodutos, assim como pela inspeção da qualidade e da segurança dos alimentos de origem animal.

COMO É O CURSO

O Curso de Medicina Veterinária da Unimep tem como finalidade formar profissionais com visão crítica e humanística, que possuam espírito ético, comprometimento com a saúde, bem-estar e com a qualidade de vida dos animais e da população brasileira. Dessa maneira, busca formar profissionais integrais e capazes de atuar nas mais diferentes áreas da Medicina Veterinária, descritas nas diretrizes curriculares CNS/CES Resolução nº 3, de 19 de agosto de 2019.
A Unimep acredita que, com seu Curso de Medicina Veterinária, tem sido útil à sociedade e à classe de Médicos Veterinários, com um perfil de curso inovador, com flexibilidade para atender as necessidades da comunidade, valorizando a profissão do Médico Veterinário e seus campos de atuação, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida do ser humano e dos animais, além de promover a divulgação de conhecimento científico para contribuir para a educação continuada de profissionais recém-formados e atualização permanente de Médicos Veterinários da região.
O curso tem aulas teóricas e práticas de segunda a sexta, das 19:20 às 22:20, e aos sábados, das 13:10 às 16:10. Porém, eventuais visitas e atividades práticas poderão ocorrer no período matutino ou vespertino ao longo da semana.

ONDE VOCÊ PODERÁ ATUAR


A criação do Curso de Medicina Veterinária buscou responder à necessidade da Região Administrativa de Campinas RAC, na qual se insere a Região de Governo de Piracicaba RGP, composta de 11 municípios, de um total de 90 cidades que compõem a RAC, com acentuada vocação agrícola em áreas rurais e produção de alimentos de origem animal em indústrias. Neste contexto, o conhecimento e a participação do médico veterinário em todas as áreas da produção animal, desde a criação até ao abate, bem como no desenvolvimento de produtos e subprodutos de origem animal, destinados ao consumo humano, são imprescindíveis.

Observa-se ainda, a necessidade da Região no que diz respeito às questões ligadas à saúde pública e preservação do meio ambiente, e a carência na área de atuação da medicina veterinária para o controle de zoonoses e outras doenças infectocontagiosas. Ao lado destas características e necessidades regionais, a presença de animais de companhia é crescente, especialmente nas áreas urbanas, configurando também uma demanda importante na área da medicina veterinária, requerendo profissionais qualificados no segmento clínico, aptos ao desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde animal. Estima-se que o Brasil possua cerca de 100 milhões de animais domésticos num universo de 200 milhões de habitantes, despontando como o segundo maior mercado pet do mundo.

Assim, o Curso de Medicina Veterinária visa formar um Médico Veterinário generalista, com visão crítica e reflexiva sobre o que está a sua volta, capaz de compreender as necessidades da comunidade e dos indivíduos e atuar com excelência em todas as áreas inerentes ao Médico Veterinário, ou seja, saúde animal e clínica veterinária, saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, zootecnia, produção e reprodução animal, ecologia e proteção ao meio ambiente e medicina veterinária legal. Objetiva também, formar um profissional consciente da atual situação política, econômica e social do país e sua relação com o mundo globalizado.

POR QUE ESTUDAR MEDICINA VETERINÁRIA NA UNIMEP


A Unimep tem se projetado nas áreas de saúde, tendo todos os seus cursos estrelados pelo Guia do Estudante e muito bem avaliados pelo MEC. Dentre os principais diferenciais da Universidade estão a infraestrutura de excelência, corpo docente altamente qualificado, sendo a maioria composta por doutores, e ampla inserção na comunidade por meio de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Com a instalação de uma clínica médica de ensino para o atendimento a pequenos animais e os convênios e parcerias para grandes animais, prevê oferecer serviços de qualidade à sociedade, tanto para a comunidade geral quanto para os Médicos Veterinários proprietários de clínicas e consultórios que, por meio dos convênios, possam usufruir de melhoria da qualidade do atendimento aos seus pacientes através do conhecimento desenvolvido dentro da Universidade.

O Curso de Medicina Veterinária da Unimep também reafirma os compromissos da Universidade com a sociedade, no que tange: 1) a sua vocação especial, para atenção e cuidados em Educação e Saúde; 2) a preocupação significativa com a formação humana referente a hábitos pessoais (saudáveis) e valores de conduta na sua prática de vida, contemplando a saúde, prevenindo enfermidades; 3) ao compromisso com a saúde Pública, preventiva e social; 4) com o bem-estar animal, evitando maus tratos aos animais e o respeito à vida; 5) aos compromissos com o cumprimento das leis, o respeito ético e de cidadania e 6) as contribuições para com as Instituições Oficiais e Entidades Profissionais, assessorando, divulgando e praticando as premissas, por estas estabelecidas.

ACERVO BIBLIOGRÁFICO

239.828 livros 

Portal Capes com mais de 38 mil periódicos

LABORATÓRIOS

O Curso de Medicina Veterinária conta com os seguintes laboratórios didáticos básicos e especializados:
Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Química e Bioquímica
Cozinha Experimental
Laboratório de Informática
Laboratório de Bromatologia
Laboratório de Parasitologia
Laboratório de Imunologia
Laboratório de Microscopia e Histologia
Laboratório de Patologia
Laboratório de Biologia
Laboratório de Fisiologia e Biofísica
Laboratório de Anatomia Animal
Laboratório de Necropsia
Laboratório Multidisciplinar
Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa
Clínica Escola Veterinária

BIBLIOTECA DIGITAL PEARSON

8.541 títulos disponíveis