Você está aqui: Página Inicial / Medicina Veterinária / Apresentação

Apresentação

por Djeison Possamai publicado 06/11/2018 19h48, última modificação 14/07/2023 17h10

A Universidade moderna não pode permanecer alienada do contexto cultural em que atua, mas deve contribuir, direta e indiretamente para a solução de seus problemas. Assim, a principal função da universidade moderna é dar uma visão abrangente, crítica, reflexiva, real e não-preconceituosa do universo e do ser humano. De acordo com preceitos da Igreja Metodista, a Unimep se propõe a oferecer educação a todos, sob a égide dos princípios cristãos, não admitindo preconceitos de raça ou credo religioso, dispensando também, atenção à educação para o trabalho, com o objetivo de tornar a pessoa capaz de sustentar-se e produzir em benefício da realização pessoal e da coletividade.

A Unimep entende a educação, não como simples transmissão de conhecimento, mas como via de acesso a novos conhecimentos, que remetem à melhoria das condições de vida do mundo. Nesse contexto, o Curso de Medicina Veterinária desenvolve a educação, não apenas como processo de formação, mas como interação social que conduz à participação plena, produtiva das pessoas na sociedade, habilitando-as a contribuírem para o bem comum na medida plena de suas capacidades. Ainda, segundo estas perspectivas, o Curso de Medicina Veterinária, busca estimular a interação ensino/pesquisa/extensão, retratando as origens do conhecimento, descobrindo novas aplicações e aperfeiçoando, o processo de ensino e aprendizagem, associado a um formato desenvolvido não pela simples transmissão de conhecimentos, mas, através de uma visão crítica e reflexiva dos problemas atuais da área.

Assim, o Curso de Medicina Veterinária visa formar um Médico Veterinário generalista, com visão crítica e reflexiva sobre o que está a sua volta, capaz de compreender as necessidades da comunidade e dos indivíduos e atuar com excelência em todas as áreas inerentes ao Médico Veterinário, ou seja, saúde animal e clínica veterinária, saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, zootecnia, produção e reprodução animal, ecologia e proteção ao meio ambiente e medicina veterinária legal. Objetiva também, formar um profissional consciente da atual situação política, econômica e social do país e sua relação com o mundo globalizado, como descrito nas diretrizes curriculares CNS/CES Resolução nº 3, de 19 de agosto de 2019.