Você está aqui: Página Inicial / Medicina Veterinária / Clínica Escola Veterinária

Clínica Escola Veterinária

por Angela Rodrigues publicado 14/07/2023 17h15, última modificação 14/07/2023 17h15

Uma clínica escola veterinária é uma unidade de atendimento médico veterinário que opera dentro de uma Instituição de Ensino Superior, como uma Universidade ou Faculdade de Medicina Veterinária. Essas clínicas são parte integrante do currículo de formação dos estudantes de Medicina Veterinária, fornecendo-lhes a oportunidade de adquirir experiência prática em um ambiente supervisionado. Geralmente, as clínicas escola atendem a comunidade local, oferecendo serviços veterinários a preços acessíveis, muitas vezes inferiores aos praticados em clínicas privadas.

As clínicas escola veterinárias desempenham um papel crucial na formação profissional dos futuros veterinários. Os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações reais, sob a orientação de professores e veterinários experientes. Eles aprendem a realizar exames clínicos, diagnosticar doenças, prescrever tratamentos e cirurgias, além de desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

A experiência prática em uma clínica escola veterinária prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real da medicina veterinária, incluindo situações de emergência, tomada de decisões rápidas e lidar com a diversidade de espécies e casos clínicos. Essa experiência prática também ajuda a construir confiança e competência, essenciais para uma carreira bem-sucedida na área.

Uma clínica escola veterinária também desempenha um papel fundamental em atender às necessidades da comunidade local. Ao oferecer serviços veterinários acessíveis, essas clínicas garantem que os animais de estimação e animais de produção recebam a atenção necessária, mesmo em situações em que os tutores possam enfrentar limitações financeiras.

Além disso, as clínicas escola muitas vezes colaboram com abrigos de animais e organizações de resgate, proporcionando cuidados veterinários essenciais para animais desabrigados e abandonados. Essas parcerias beneficiam a comunidade como um todo, ao mesmo tempo em que fornecem aos estudantes a oportunidade de lidar com uma variedade de casos clínicos e desenvolver habilidades específicas, como medicina de abrigo e manejo populacional.

As clínicas escola veterinárias geralmente possuem instalações modernas e equipamentos avançados, permitindo a realização de exames diagnósticos, cirurgias e outros procedimentos de alta qualidade. Embora os estudantes possam estar envolvidos na prestação de cuidados, a supervisão de professores e veterinários experientes garante a segurança e a eficácia dos procedimentos realizados.

Além disso, as clínicas escola veterinárias têm a vantagem de estarem sempre atualizadas com as últimas pesquisas e avanços na medicina veterinária. Os professores e veterinários que supervisionam os estudantes estão envolvidos em atividades de pesquisa e têm acesso a recursos acadêmicos, o que resulta em uma abordagem baseada em evidências para o tratamento dos animais.

Além da nossa Clínica Veterinária Escola (CEV), a Unimep tem se projetado nas áreas de saúde, tendo todos os seus cursos estrelados pelo Guia do Estudante e muito bem avaliados pelo MEC. Dentre os principais diferenciais da Universidade estão a infraestrutura de excelência, corpo docente altamente qualificado, sendo a maioria composta por doutores, e ampla inserção na comunidade por meio de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão.

A nossa CEV fica localizada na Rua Dom Pedro II, 791, Centro, Piracicaba.

Com horário de atendimento das 12:00 as 18:00, de segunda a sexta-feira.

Fone: (19) 3124-1831