Você está aqui: Página Inicial / Medicina Veterinária / Projetos Acadêmicos e de Extensão

Projetos Acadêmicos e de Extensão

por Angela Rodrigues publicado 31/07/2023 17h02, última modificação 31/07/2023 17h02

Projeto Produtor Rural

Por meio desse projeto, os estudantes da graduação poderão visitar propriedades rurais de produtores parceiros e acompanhar todas as etapas do processo zootécnico evolutivo, manejos sanitários, nutricionais e reprodutivos. As atividades também poderão gerar melhorias e sugestões para o aprimoramento de índices zootécnicos nas propriedades.

Projeto Dissecação Animal

Possibilita aos alunos a prática da dissecação de peças anatômicas, exercitando o conhecimento e a retomada de conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, como: cirurgia, anestesiologia e clínica médica.

Projeto Castração

Inclui ações como o atendimento de tutores mais carentes por meio de palestras informativas e educacionais, promovidas pelos estudantes. As ações têm como foco noções básicas de cuidados, noções de manejo e, ainda, a castração de pets para o controle populacional.

Projeto Formação Complementar

Consiste na participação dos estudantes da graduação em palestras e minicursos ligados à área da Medicina Veterinária, elaborados com temas e conteúdos atuais e relevantes no contexto da região e do país. As palestras ocorrem sempre aos sábados, nos períodos da manhã e contam com convidados externos.

Projeto Cidadania e Bem-Estar Animal

Realizado em parceria com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal e Parques Zoológicos, esse projeto promove o estudo de alternativas para a saúde e bem-estar de animais por meio de realização de propostas e ações desenvolvidas pelos estudantes.

Projeto VetTube Unimep

Em parceria com a equipe da TV Unimep, o projeto consiste na produção e compartilhamento de vídeos na plataforma YouTube, para aprimorar a qualidade do conhecimento técnico dos alunos. Os vídeos incluirão temas ligados à Veterinária, debates, entrevistas, enquetes e documentários, dentre outros.

Projeto Gado de Leite

Em parceria com a empresa Audax, localizada em Piracicaba (SP), esse projeto oferecerá aos estudantes a oportunidade de conhecer as etapas da cadeia leiteira, desde o nascimento dos animais até a maturidade, por meio do manejo e de aplicação de ações para o bem-estar animal.

Projeto Manejo em Haras

Em parceria com a empresa Hans Barbieri, localizada em Limeira (SP), o projeto consiste no manejo e no treino de cavalos em diversas modalidades. Por meio de equoterapia, manejo racional e ações de bem-estar animal, os estudantes poderão conhecer e aprender presencialmente essas e outras práticas.