Você está aqui: Página Inicial / Medicina Veterinária / Estágios Internos e Externos

Estágios Internos e Externos

por Angela Rodrigues publicado 17/07/2023 16h12, última modificação 17/07/2023 16h12

O Estágio Curricular Supervisionado, componente curricular do Curso, instituído pelo Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Superior, do Ministério da Educação, por meio da Resolução do CNE/CES nº 2, de 18 de fevereiro de 2003, é elemento curricular efetivo de consolidação dos desempenhos profissionais desejados.

A jornada de atividades a ser cumprida pelo estagiário será estabelecida de comum acordo entre as partes, observada a legislação vigente, as diretrizes curriculares e esse documento. A carga horária não poderá ultrapassar a 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, ou, 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais nos cursos que alternam teoria e prática, no período em que não estão programadas aulas presenciais, nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Os estágios do curso de Medicina Veterinária da Unimep também está em consonância com a Resolução CNE/CES nº 03, de 15 de agosto de 2019, que instituiu que o estágio curricular obrigatório de formação deve ser em regime intensivo e exclusivo, nos dois últimos semestres do curso, e que 50% (cinquenta) da carga horária do estágio curricular obrigatório deverá ser desenvolvida em serviços da própria Instituição de Educação Superior (IES), com distribuição equilibrada de carga horária, a fim de atender aspectos essenciais das áreas da Medicina Veterinária, sempre com com a presença permanente do docente orientador ou supervisor em uma relação estudante/docente de modo a serem executadas com qualidade. A carga horária teórica não poderá exceder 10% (dez) da carga horária destinada a cada área de estágio.

Conforme detalhado no perfil do egresso, as atividades durante o estágio supervisionado proporcionam aprendizado diário, na prática, com aplicação direta dos conhecimentos adquiridos, absorvendo novas tecnologias, sempre na busca da solução de problemas. A vivência, principalmente a campo, nos nossos conveniados, proporciona análise e desenvolvimento real do discente, futuro profissional na área da Medicina Veterinária.

O Estágio Curricular Supervisionado, como parte integrante do currículo do Curso, possui Regulamento específico, com as informações referentes ao processo de estágio, concepção, responsabilidade das partes, atribuições de docentes e discentes.

 

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO