Perfil do Egresso
O Curso de Medicina Veterinária visa formar um Médico Veterinário generalista, com visão crítica e reflexiva sobre o que está a sua volta, capaz de compreender as necessidades da comunidade e dos indivíduos e atuar com excelência em todas as áreas inerentes ao Médico Veterinário, ou seja, saúde animal e clínica veterinária, saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, zootecnia, produção e reprodução animal, ecologia e proteção ao meio ambiente e medicina veterinária legal. Objetiva também, formar um profissional consciente da atual situação política, econômica e social do país e sua relação com o mundo globalizado.
Nesse contexto, o profissional egresso da Unimep, definido a priori, mas que passará por constante análise para identificação da necessidade de ampliação em função das demandas do mundo do trabalho, deve possuir competências éticas, técnicas, cognitivas e comunicativas as quais possibilitam a compreensão de seu papel perante a sociedade que o acolhe e, por meio da formação adquirida, agir de forma crítica contribuindo para o cenário onde atua. Portanto, a Unimep não apenas prepara seu estudante para o mundo do trabalho, mas desperta-lhe uma percepção crítica e empreendedora em relação às oportunidades e aos desafios profissionais.
Esse perfil de egresso está em consonância com a Resolução CNE/CES nº 03, de 15 de agosto de 2019, que instituiu as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Medicina Veterinária. O artigo 5° diz: " O Curso de Graduação em Medicina Veterinária tem como perfil do formando egresso/profissional o Médico Veterinário, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal, saúde pública e saúde ambiental; clínica veterinária; medicina veterinária preventiva; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos, de economia e de administração. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas visando a sustentabilidade econômica, social, ambiental e o bem-estar animal”.
Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo, como sujeito modificador desse espaço.
Para que estas metas sejam satisfatoriamente atingidas, o curso de Medicina Veterinária da Unimep oferece sólida formação técnico-científica, baseada no desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas, cuja integralização far-se-á no mínimo em 10 (dez) períodos, proporcionando sólido aprendizado em matérias básicas, gerais e profissionais. Essa arquitetura se traduz numa estrutura curricular que não é apenas um conjunto de disciplinas isoladas, mas sim uma matriz sistêmica com um conjunto de disciplinas que forma um todo único, cuja meta é a eficiência em alcançar os objetivos propostos, articulados e atualizados nos planos de ensino de acordo com as necessidades de conhecimentos, competências e habilidades locais e regionais exigidos do profissional.
Assim, o perfil do egresso, assim como todo o Projeto Pedagógico do Curso, passa por periódica análise e revisão para a implantação de ajustes e ampliação pelo NDE e Colegiado de Curso, sempre sob a gestão do Coordenador do Curso, de forma que seja ampliado e atualizado em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho do profissional formado pelo curso.