Você está aqui: Página Inicial / Medicina Veterinária / Projetos e Ações do Curso

Projetos e Ações do Curso

por Angela Rodrigues publicado 31/07/2023 17h01, última modificação 31/07/2023 17h01

 

Práticas Hospitalares em Clínica Médica de Cães e Gatos e Pets não convencionais

Esse projeto foi formulado objetivando a utilização da Clínica Escola Veterinária (CEV) para o atendimento clínico e cirúrgico de cães, gatos e pets não convencionais da população de Piracicaba, possibilitando que discentes desde primeiro semestre ao último possam vivenciar a prática de rotina clínica. Tal projeto foi construído pelo Médico Veterinário responsável pela CEV, Prof. Esp. Mauricio Etechebere. Nesse sentindo tal projeto é uma extensão dos conhecimentos adquiridos em aulas teóricas e práticas, além de fornecer a população da cidade uma possibilidade de um serviço clínico e cirúrgico veterinário, principalmente, nas populações de vulnerabilidade. Esse projeto ocorre de Segunda a Sexta das 12:00 às 18:00.

 

ConscientizaVet

O projeto de extensão ConscientizaVet, hoje coordenado pela Profa. Patrícia Bielgemeyer, objetiva conscientizar a população de Piracicaba/SP e região sobre temas relacionados principalmente a questões de saúde pública, como zoonoses (doenças que podem ser transmitidas entre humanos e animais), importância do controle parasitário nos animais de companhia, e posse responsável. Através de ações em escolas da rede estadual e em eventos abertos ao público, o projeto promover ações na área de Medicina Veterinária de acordo com as necessidades e interesses da sociedade, permitindo o intercâmbio de conhecimentos entre docentes e discentes de Medicina Veterinária da UNIMEP com a comunidade de Piracicaba/SP e região.

 

Outubro Rosa Canino

Assim como na medicina humana, um dos principais tumores que podem acometer cães é o tumor de mama, sendo que este é mais comum nas fêmeas. A etiologia dessa afecção pode estar correlacionada a genética, ambiente e fator hormonal, sendo o último o de maior destaque. Em detrimento deste fator, a castração precoce é reconhecida como a principal forma de prevenir a doença em cadelas, além da realização de exames periódicos de palpação da cadeia mamária do animal. Seguindo o exemplo da medicina humana, o mês de outubro é denominado Outubro Rosa que visa a conscientização e a prevenção do câncer de mama nos animais. Nesse cenário, supervisionado pela Profa. Mariana Sanches, discentes do de Medicina Veterinária realizam, anualmente, a campanha de prevenção contra ao câncer de mama canino, denominada de OUTUBRO ROSA CANINO. A ação ocorreu nos dias 16/10/2021 e 08/10/2022 na estação da Paulista, localizada no município de Piracicaba. Durante a ação os tutores são informados sobre as principais formas de prevenção pelos alunos, além destes realizarem avaliação clínica dos pets e avaliação da cadeia mamária.

 

Março Amarelo Pet

A Doença Renal Crônica (DRC) nos cães e gatos estão cada vez ganhando mais e mais evidência na clínica, principalmente, pela longevidade dos pets e métodos diagnósticos mais precisos. Uma das principais características dessa doença é sua irreversibilidade e progressividade, por tanto, entender 0a doença e seus principais fatores de risco são cruciais para impedir seu surgimento e minimizar a sua progressão. Nesse sentindo, seguindo a medicina e o dia mundial no rim, que é comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de Março, a medicina veterinária também adotou esse mês, chamando de Março Amarelo. Essa iniciativa  foi idealizada pelo Prof.  Raphael Canciglieri e juntamente com o auxílio de discentes dos diferentes anos objetiva conscientizar a população sobre a Doença Renal Crônica nos Pets, através, de informativos sobre a prevenção e  realizando atendimento clínico dos cães e gatos da população de Piracicaba. Até o momento, duas edições já foram realizadas: 26/03/2022 e 18/03/2023.

 

Novembro Azul Canino

O câncer de próstata em cães é considerada uma doença de baixa incidência, contudo possui uma alta agressividade, aliada a um grande poder metastático e, como consequência, uma alta mortalidade. Nesse cenário, as hiperplasias prostáticas são comuns, principalmente, em cães mais idosos, compreender suas diferenças a fim de diagnosticar com precisão o câncer é um dos principais métodos de prevenção e diagnóstico. Nesse sentido, também seguindo a medicina humana, em novembro, a saúde do homem é a protagonista, principalmente, o câncer de próstata, denominando assim de Novembro Azul. Idealizado pelos docentes Profa. Mariana Sanches e Prof. Raphael Canciglieri, juntamente com discente do curso, realiza-se a prevenção e conscientização do câncer de próstata em cães através de ações envolvendo atendimento clínico e difusão de informações acerca da doença e prevenção. Em 07/06/2021 foi realizada a primeira edição desse evento no parque da Rua do Porto, localizado na cidade de Piracicaba.

 

Veterinária da UNIMEP na Comunidade

Dois dos grandes pilares que tange a saúde pública e a medicina veterinária é o controle populacional de cães e gatos e a prevenção contra a raiva. Nesse sentindo, esse projeto de extensão trabalhou nessas duas frentes principais. A superpopulação de cães e gatos é uma questão mundial, que traz inúmeras consequências para a saúde pública através da transmissão de doenças, como a Raiva, além, de uma questão acerca do bem-estar animal. Já raiva é uma doença infectocontagiosa com caráter zoonótico. A transmissão para o homem se dá pelo contato com a saliva do animal doente, pelas mordeduras, arranhões ou lambeduras em pele lesada ou mucosa, sendo os cães um dos principais transmissores em ambientes urbanos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a raiva é considerada uma das mais importantes zoonoses por ter quase 100% de letalidade, causando sintomatologia nervosa e gerando consequências tanto na saúde pública quanto na saúde animal. A principal forma de tratamento desta doença é a prevenção, que ocorre por meio da vacinação de cães e gatos, sendo esta adotada de forma anual em áreas endêmicas ou epidêmicas. Nesse cenário, duas ações foram planejadas com o intuito de abranger a prevenção e conscientização desses dois temas. A primeira ação foi realizada na comunidade Pantanal na cidade de Piracicaba. Coordenado pela Profa. Mariana e pelo Prof. Felipe, essa ação ocorreu em dois sábados (06 e 13/11/2021) e consistiu na avaliação clínica e vermifugação dos animais realizada pelos discentes. Além disso, machos que estavam sem nenhuma alteração clínica aparente, tiveram o sangue coletado para análises bioquímicas e hematológicas e caso estivessem aptos, a castração nos mesmos foi realizada. Já no dia 02 de junho de 2023, os discentes do curso de Medicina Veterinária da UNIMEP realizou em parceria com a Clínica Escola Veterinária (CEV – UNIMEP),e o Centro de Zoonoses de Piracicaba a I Campanha de Prevenção contra a Raiva em cães e gatos. A ação contou com a coordenação da Profa.  Mariana Cardoso Sanches e do Prof. Maurício Etechebere, sendo que os serviços de avaliação Clínica, vacinação antirrábica, vacinação múltipla e vermifugação foram ofertados de forma gratuita para a população, sendo realizados por nossos alunos Contando com o apoio das empresas:  Fórmula Animal, Fórmula Natural, Europet, Proplan, Simparic, Agener União, Organact, Zoetis e Social Pet Distribuidora.