Você está aqui: Página Inicial / Medicina Veterinária / Corpo Docente

Corpo Docente

por Angela Rodrigues publicado 17/05/2021 15h51, última modificação 11/01/2024 11h07

 

Prof. Dr. Felipe Augusto Godoy (coordenador): Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e Doutor em Tecnologia Nuclear/Bioquímica pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (USP) em colaboração com o National Institute on Aging, USA. Trabalhou como coordenador de curso e docente na Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo (FATEC Piracicaba), como docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Campus Botucatu), além de outras Universidades. Em todas elas, lecionou Bioquímica e áreas correlatas para diversos cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, é docente na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e na Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (FATEP). É coordenador dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Realiza pós-doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (USP) na área de Bioquímica e Biotecnologia. Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Bioquímica Clínica, Biologia Celular, Biologia Molecular, Biotecnologia e Docência/Coordenação do Ensino Superior.

Responsável pelas disciplinas: Química Geral e Orgânica; Introdução as Práticas Veterinárias; Bioquímica Estrutural; Metabolismo Animal; Fisiologia Básica e Biofísica; Biologia Molecular e Métodos Diagnósticos Moleculares; Laboratório Clínico Veterinário e Práticas em Laboratório Clínico Veterinário.

Área de Pesquisa: Metabolismo Mitocondrial e Biologia do Câncer.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6532049751591715

 

Profa. Dra. Patrícia Biegelmeyer: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2009), mestrado (2012) e doutorado (2015) em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFPel (área de Melhoramento Animal), pós-doutorado em Bioinformática com ênfase em Estatística Genômica (CNPq-Embrapa Pecuária Sul) (2017), e licenciatura em Biologia pelo Programa Especial de Formação Docente da Universidade Cidade de São Paulo (2021). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias para avaliação genética de bovinos e utilização de informações genômicas no melhoramento animal. Desde 2019 é docente no curso de Medicina Veterinária da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso.

Responsável pelas disciplinas: Genética e Melhoramento Animal; Imunologia Geral; Práticas de Imunologia e Genética Animal; Epidemiologia e Diagnóstico das Moléstias Parasitárias; Epidemiologia e Diagnóstico das Doenças de Aves e Suínos; Epidemiologia e Diagnóstico das Moléstias Infecciosas e Zoonóticas e Trabalho de Conclusão de Curso.

Área de Pesquisa: Melhoramento Genético Animal e Saúde Pública.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8895191373139599

 

Prof. Me. Raphael dos Santos Canciglieri: Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo - FZEA. Mestre em Metabolismo pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Doutorado em andamento pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) Metabolismo. Pesquisa Nefrologia Experimental, com enfoque nos aspectos biomoleculares e bioquímicos das doenças renais. Especialização em Nefrologia e Urologia Veterinária pela ANCLIVEPA-SP. Experiência em Clínica Médica de Pequenos Animais, e em Laboratório de Biologia Molecular e Histopatologia. Docente do Curso de Medicina Veterinária na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e membro no Núcleo Docente Estruturante. 

Responsável pelas disciplinas: Bases Morfológicas de Células e Tecidos; Práticas em Bases Morfológicas de Células e Tecidos; Patologia Geral Veterinária; Patologia Especial Veterinária e Toxicologia e Clínica das Intoxicações.

Área de Pesquisa: Nefrologia de Cães e Gatos, Estresse Oxidativo e Inflamação.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4822583233632757

 

Profa. Me. Mariana Cardoso Sanches: Médica Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas. Especialização em Anestesiologia Veterinária pelo Instuto Pav. Residência em Anestesiologia Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Ciências Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências Animal da Universidade de São Paulo. Doutoranda em Ciências Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências Animal da Universidade de São Paulo.

Responsável pelas disciplinas: Farmacologia Veterinária; Fisiologia dos Sistemas Orgânicos Animal; Semiologia de Cães e Gatos; Princípios de Enfermagem Veterinária; Anestesiologia Veterinária; Técnica Cirúrgica Veterinária e Clínica Médica de Cães e Gatos.

Área de Pesquisa: Fisiopatologia da dor e clínica médica de cães e gatos.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6678337426583587

 

 

Prof. Dr. Marcelo Fabiano Gomes Boriollo: Possui Graduação em Licenciatura em Ciências e Habilitação em Biologia pela Uniararas. Especialização em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Alfenas Unifal. Mestrado e Doutorado em Biologia e Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas FOP/UNICAMP e Pós-Doutorados pelas Universidade Estadual Paulista FOAr/UNESP, Universidade Estadual de Campinas FOP/UNICAMP e Universidade Federal de Alfenas Unifal. Especialista em Microbiologia, Imunologia, Genética e Biologia Celular e Molecular pelo Conselho Federal de Biologia. Atua profissionalmente como Pesquisador Colaborador na Universidade Estadual de Campinas FOP/UNICAMP. Tem experiências nas áreas de Microbiologia Aplicada, Médica e Odontológica, Genética Aplicada e Médica, Biologia Molecular e Mutagênese.

Responsável pelas disciplinas: Microbiologia Geral; Parasitologia Geral e Práticas em Microbiologia e Parasitologia.

Área de Pesquisa: Microbiologia e Biologia Molecular.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3082697882570018

 

Prof. Esp. Maurício Etechebere: Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária UNOESTE em 1992, com pós-graduação em Docência Universitária pela Universidade UNASP em 2007 e ampla experiência na área, tenho trabalhado em diversas áreas, incluindo Clínica/Cirurgia e Manejo de Pequenos Animais, Animais Selvagens/Silvestres, Grandes Animais e Saúde Pública. Ao longo dos meus 30 anos de atuação na Medicina Veterinária, desenvolvi projetos pedagógicos e orientei sobre zoonoses em Centros Comunitários, Departamentos Públicos e Escolas de Formação Profissional e Acadêmica, com foco na prevenção e tratamento de doenças infectocontagiosas. Também participei do desenvolvimento de projetos conservacionistas e sustentáveis de manutenção ambiental com preservação de fauna e flora local para empresas particulares e governamentais. Contribuí para a implantação, construção e planejamento de CCZ Municipais, com o objetivo de oferecer suporte pedagógico no controle de zoonoses. Como seminarista, participei do Programa Gestão de Qualidade na Educação - Seminário Internacional e fui ouvidor do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. Também exerci o cargo de presidente da AMVEL - Associação Médicos Veterinários de Limeira e Região. Professor no Hospital Escola Veterinário nas disciplinas de Clínica Médica de Pequenos e de Grandes Animais na FAM, além de professor titular nas disciplinas de Clínica Médica de Grandes Animais, Criação de Animais Ruminantes, Anestesiologia e Técnica Cirúrgica e Manejo e Clínica de Animais Selvagens, Doenças Infecciosas, Equideocultura e Criação de Animais Ruminantes. Trabalhei como Médico Veterinário do Hospital Escola FAM - CEVET, com atribuições como atendimento clínico e cirúrgico de pequenos e grandes animais, supervisão de estágios e avaliação do desempenho dos alunos. Atualmente Médico Veterinário responsável pela Clínica Escola Veterinária da UNIMEP e Supervisor de Estágio Obrigatório da Clínica Escola Veterinária UNIMEP. Além disso, criei e coordeno vários projetos de extensão universitária veterinária, incluindo o Projeto Clínica Médica de Pequenos Animais, Projeto Castração em Pequenos Animais, Projeto Vet Tube, Projeto Educação Continuada, Projeto Dissecação, Projeto Apoio Rural, Projeto Haras, Projeto Bovino de Leite, Projeto Bem-Estar Animal CCZ e Zoo. Componho a coorientação em Projetos de Iniciação Científica Universitária, demonstrando meu compromisso com a pesquisa e a produção de conhecimento científico na área de Medicina Veterinária.

Responsável pelas disciplinas: Clínica e Conversação de Animais Selvagens; Clínica Cirúrgica de Cães e Gatos; Diagnóstico por Imagem; Eletiva.

Área de Pesquisa: Clínica Médica e Cirúrgica de Cães, Gatos e Animais Silvestres

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4558720194237036

 

Prof. Dra. Yandra Cassia Lobato do Prado: Médica Veterinária graduada na Unipinhal (1998). Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) em Biologia Celular, no Laboratório Multiusuário de Cultivo Celular do Programa de Pós-Graduação da EVZ/UFG (2011/2015). Doutora em Ciência Animal (Neurociência e Anatomia comparada) pela Universidade Federal de Goiás (2010). Mestre em Medicina Veterinária (Cirurgia e Anestesia) pela Universidade Federal Fluminense (2004). Especialização em Cirurgia e Anestesiologia de Pequenos Animais pela Universidade Estadual Paulista (2001). Tem experiência na área de Morfologia e Patologia Geral, atuando como docente e pesquisadora, principalmente nos seguintes temas: anatomia veterinária de animais domésticos e silvestres, neuroanatomia e fisiologia humana e comparada, imuno e histopatologia, cultivo celular e extratos de origem vegetal.

Área de Pesquisa: Anatomia Animal dos Animais Domésticos

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4251555870704843

 

 

Prof. Dr. Willian Vaniel Alves dos Reis: Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de reprodução e melhoramento animal. Atualmente, é doutorando do programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias pela mesma universidade, com foco nas áreas de Reprodução Animal e Biotecnologias da Reprodução. Possui experiência como docente, ministrando disciplinas correlatas com sua formação. Somando-se à experiência teórica, possui vasta experiência de campo, principalmente com as espécies bovina e equina, no que diz respeito a programas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), manipulação hormonal do ciclo estral, ultrassonografia gestacional, dinâmica folicular, congelamento de sêmen, andrologia e ginecologia.

Responsável pelas disciplinas: Fisiologia e Fisiopatologia da Reprodução; Biotecnias da Reprodução e Obstetrícia.

Área de Pesquisa: Andrologia e Ginecologia Veterinária

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1665090960772114

 

 Prof. Me. Eduardo de Magalhães Panelli: Possui graduação em Medicina Veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2014).Residência (MEC) em Clínica Cirúrgica de Grandes Animais pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Campus Araçatuba (2015-2017).Especialização em Produção de Ruminantes pela Universidade de São Paulo - ESALQ - USP (2018-2019)Atualmente é Mestrando no Programa de Clínica Veterinária na Universidade de São Paulo (FMVZ-USP).

Área de Pesquisa: Clínica Médica e Cirúrgica de Bovinos e Equinos

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8824303122174795

 

 

 

Profa Me. Andrea do Nascimento de Araújo Pratti: Graduada em Medicina Veterinária - UNESP Botucatu. Mestre em Saúde e Bem-estar Animal - FMU. Especializada em Dermatologia Veterinária USP-SP. Coordenou o Programa Municipal de Controle de Leishmaniose Visceral Canina do município de São Pedro, SP. Atua na área de Dermatologia Veterinária, Comportamento Animal, Bem-estar Animal e Interação Homem-animal. Pesquisadora na área de Cães de Biodetecção e Professora do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP.

Responsável pelas disciplinas: Ética e Bem-Estar Animal; Bioestatística e Epidemiologia e Defesa Sanitária Animal e Medicina Preventiva

Área de Pesquisa: Saúde Única e Bem-Estar Animal

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0480373305731453

 

 

  Prof. Me. Carlos Eduardo Cardoso de Aguiar Freire: Médico Veterinário graduado pelo Centro Universitário São Judas – Campus Unimonte, com especialização em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Mestre e doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, MBA em Agronegócios pela mesma instituição e pós-graduando em Qualidade e Produtividade pela Escola Politécnica/USP. Possui experiência no desenvolvimento de produtos cárneos mais saudáveis, produtos lácteos funcionais e análise sensorial. Atualmente é professor no curso de Medicina Veterinária, responsável pelas disciplinas de Inspeção Sanitária de Origem Animal e Tecnologia de Produtos de Origem Animal da Universidade Metodista de Piracicaba.

Responsável pelas disciplinas: Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Higiene e Inspeção Sanitária de Leite, Ovos e Mel; Higiene e Inspeção Sanitária de Produtos Cárneos e Derivados.

Área de Pesquisa: Microbiologia, Tecnologia e Qualidade dos Produtos Cárneos

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8168375364170874

 

Profa. Dra. Glaucia Regina Anti: Graduada em Engenharia Agronômica e licenciada em Ciências Agrárias pela ESALQ-USP. Mestre em Agronomia (área de concentração: Solos e Nutrição de Plantas) pela ESALQ-USP. Doutora em Agronomia (área de concentração: Solos e Nutrição de Plantas) pela ESALQ-USP. Experiência com pesquisa e experimentação agronômica, atuando principalmente nos temas de Nutrição Mineral de Plantas, Fisiologia Vegetal e Forragicultura e Pastagens.

Responsável pela disciplina: Agrostologia

Área de Pesquisa: Cadeia de Produções Agropecuárias e Morfofisiologia de Plantas Forrageiras

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8146256861675919